No intuito de minimizar os impactos ambientais associados às suas atividades, o Sicoob Copermec compromete-se a adotar programas de ecoeficiência em suas dependências, otimizar o uso de água, energia e papel, gerenciar adequadamente os resíduos sólidos, inclusive lixo eletrônico, e suas emissões de gases de efeito estufa. Compromete-se, ainda, a induzir boas práticas ambientais aos demais públicos de relacionamento, bem como alavancar produtos e serviços com foco no mercado ambiental. 

Segundo sua Política de Sustentabilidade, disponível para leitura em https://www.sicoobcopermec.com.br/downloads o Pilar Ambiental tem o objetivo de identificar todos os impactos ambientais decorrentes das atividades da cooperativa com elaboração de estratégias para redução com acompanhamento contínuo para verificação de desenvolvimento. Também considera as condições de meio ambiente das cidades onde atua, identificando quais são os principais problemas e viabilizando projetos que atinjam estes. Neste sentido compromete-se a:

  • Adotar programas de eco eficiência em suas dependências com a gestão de resíduos de modo convergente aos conceitos de redução, reuso e reciclagem; 
  • Otimizar o uso de água, energia e papel, gerenciar adequadamente os resíduos sólidos, inclusive lixo eletrônico, e suas emissões de gases de efeito estufa; 
  • Induzir boas práticas ambientais aos demais públicos de relacionamento; 
  • Alavancar produtos e serviços com foco no mercado ambiental.

O Sicoob Copermec contribui de forma prática para a construção de um futuro sustentável para as pessoas e o meio ambiente através das seguintes ações:

1. Recolhimento de Pilhas e Baterias

2. Reviva: De óleo para sabão

3. Reciclagem de Resíduos

4. Distribuição de Mudas