Sicoob Copermec arrecada mais de 6 toneladas de alimentos e doa para instituições sociais

No mês de Maio, o Sicoob Copermec promoveu uma campanha de arrecadação de alimentos com seus colaboradores no intuito de ajudar as instituições sociais e as famílias afetadas pelo isolamento social. A campanha foi realizada nas cidades de Cláudio/MG, Oliveira/MG, Lavras/MG, Pouso Alegre/MG, Ijaci/MG, Boa Esperança/MG, Santa Rita do Sapucaí/MG, Campo Belo/MG e Extrema/MG.

Com resultado além do esperado, a cooperativa arrecadou mais de 6 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 25 instituições sociais. A Gerente de Recursos Humanos da cooperativa, Leidiane Vilela, destacou em depoimento a surpresa com o resultado e a satisfação com a mobilização dos funcionários: “A campanha de arrecadação surgiu do projeto Educação Cooperativista em Ação, que tem o objetivo de difundir a cultura e princípios cooperativistas no Sicoob Copermec. A ideia inicial seria desenvolver o trabalho em equipe, a solidariedade e a integração dos nossos funcionários, pautados nos princípios do cooperativismo, e o resultado superou todas as nossas expectativas! Nos deparamos com várias estratégias para arrecadação em todas as unidades e no final arrecadamos 6.198,12 Kgs de alimentos. Uma verdadeira demonstração de trabalho em equipe em prol de um objetivo maior. Isso é Cooperativismo!”

Conheça as instituições sociais beneficiadas: Asilo São Vicente de Paulo, Comunidade Luz e Vida, Vale em Ação, ADECON, Projeto Mercês Solidário, Comunidade Evangelica, Sociedade de São Vicente de Paulo, Centro Espírita, ONG Casa do Caminho, Assistência Social da ETE, Corrente do Bem, Casa Emanuel, Assembleia de Deus Missões, Assembleia de Deus Esperança, Santuário de Santa Rita de Cassia, Vida Viva, Abrigo Institucional Vilma Messora Rondini, Igreja Pentescostal Palavra de Fé, Secretaria de Promoção Social e Habitação, APAM- Associação Pai Misericordioso, Comunidade Amor Incondicional, Sistema Único de Assistência Social, Movimento Social São José, Fazenda Esperança, APAE, Clube de Mães Saud Mitre, Casa de Menores São Tarcísio e o CREAS.


Sicoob Copermec adere a segunda edição do Programa ATPS do Sistema Ocemg

O Sicoob Copermec está participando do Programa Agente de Transformação e Prosperidade Social (ATPS). A iniciativa, realizada pelo Sistema Ocemg em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), tem como expertise trabalhar com os projetos de desenvolvimento sustentável, considerando os aspectos econômico, social, ambiental e da cultura local.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, iniciou o projeto, destacando que a organização prima por ofertar capacitações como o ATPS, na área social, sem deixar de lado o principal foco das cooperativas que é econômico. O dirigente ressaltou ainda a importância de todas as cooperativas e empresas se engajarem com os Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e estarem alinhadas com o Pacto Global.

Carlos Eduardo Borges, gerente de Projetos da FDC, complementou explicando aos participantes como foi a constituição do programa, destacando que ele forma Agentes de Transformação e Prosperidade Social e visa dar base, por meio de mentorias, para a criação de projetos voltados para o desenvolvimento das localidades em que as cooperativas atuam, primando para que sejam realizados de maneira intercooperativa.

Na oportunidade, a gerente de Engajamento e ODS da Rede Brasil do Pacto Global, Ana Carolina Paci, foi convidada a falar aos participantes sobre os ODS, acordados em 2015 pelos quase 200 países que participaram da assembleia da ONU naquele ano, e reforçou a responsabilidade das pessoas e das organizações para o atingimento deles. 

O primeiro módulo do Programa ATPS iniciou no dia 25 de Maio e está previsto a realização de 11 encontros até o final do ano. Entre as aulas, serão realizadas também mentorias com o professor da FDC Pedro Lins e representantes do Sistema Ocemg. Ao final, as cooperativas participantes irão apresentar os projetos finais em intercooperação criados a partir do programa.


Sicoob Copermec empossa novos Conselheiros Fiscais e Administrativos

No dia 01 de Junho de 2021, o Sicoob Copermec empossou os novos Conselheiros Fiscais e Administrativos em cerimônia na cooperativa.

Os representantes foram eleitos pelos cooperados presentes na Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária que aconteceu no dia 19 de Abril de 2021 no Centro Cultural Cláudio Nogueira de Azevedo com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da cooperativa.

O Conselho de Administração representa os interesses dos cooperados, atuando de maneira estratégica com os colaboradores para planejar, executar e monitorar as atividades realizadas, no intuito de atingir os objetivos propostos e gerar negócios, garantindo e resguardando a sustentabilidade e evolução do Sicoob Copermec. Os conselheiros definem a orientação geral e estratégica e os objetivos da cooperativa, acompanhando e avaliando mensalmente a sua execução, acompanham o desenvolvimento  das operações e atividades e o estado econômico-financeiro; deliberam sobre alocação e aplicação dos recursos do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates); acompanham e determinam as providências para saneamento dos apontamentos das áreas de Auditoria e Controles Internos; entre outras atividades.

Já o Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização responsável por acompanhar os resultados financeiros e operações realizadas, garantindo a transparência da cooperativa para com seus stakeholders. Entre suas responsabilidades, deve fiscalizar os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários; opinar sobre as propostas dos órgãos de administração, a serem submetidas à Assembleia Geral, relativas à incorporação, à fusão ou ao desmembramento da cooperativa; analisar as demonstrações contábeis e emitir parecer sobre as mesmas, apoiar a realização das auditorias internas e externas, entre outras atividades.

Conheça os conselheiros administrativos: 

Adarlan Rodrigues Fonseca – Presidente do Conselho de Administração; 

Adriano Calasense Rabelo – Vice Presidente do Conselho de Administração; 

Alex Pereira Gonçalves – Conselheiro Efetivo; 

Bruno Augusto Ribeiro Rezende – Conselheiro Efetivo; 

Fábio Sérgio Oliveira Ribeiro – Conselheiro Efetivo; 

Isaac Ribeiro Ferreira – Conselheiro Efetivo; 

Weber Ascelino Rodrigues – Conselheiro Efetivo.

Conheça os conselheiros fiscais: 

Artur Aparecido de Freitas Gonçalves – Conselheiro Fiscal Efetivo e Coordenador do Conselho Fiscal; 

Marcelino Gonçalves – Conselheiro Fiscal Efetivo; 

Rafael de Araújo Gonçalves – Conselheiro Fiscal Efetivo; 

Fabrício Martins Silva Reis – Conselheiro Fiscal Suplente; 

Helaine de Oliveira Guimarães Teixeira – Conselheira Fiscal Suplente; 

Rodrigo Geraldo Silva Prado – Conselheiro Fiscal Suplente.

SAIBA MAIS:

Para se eleger ao Conselho Fiscal ou de Administração, é necessário seja cooperado a mais de 3 anos, maior de 18 anos, que tenha participado de no mínimo de 3 (três) Assembleias Geral Ordinária das últimas 06 (seis) realizadas pela cooperativa. Também é necessário que faça o Curso de Formação de Conselheiros disponibilizado pelo cooperativa, apresente a documentação requisitada e proposta de trabalho da chapa no período de candidatura para o Conselho e que cumpra os outros requisitos previstos no Estatuto Social e Regimento Eleitoral do Sicoob Copermec. Para ficar por dentro sobre os requisitos da candidatura, consulte o Estatuto Social e Regimento Eleitoral disponíveis no menu Regulamentos do site da cooperativa.